1. Home
  2. /
  3. Blog
  4. /
  5. Orixá
  6. /
  7. Iemanjá: O Chamado das…

Oxóssi, flechas de luz na floresta interior.

Nas trilhas do autoconhecimento, encontramos uma divindade poderosa que reina no mundo vegetal: Oxóssi, o Rei das Matas na Umbanda, patrono do Trono do Conhecimento. Com sua flecha certeira, ele nos ensina a mirar nossas intenções mais verdadeiras e a cultivar a abundância em nossas vidas, tanto espiritual quanto material.

Oxóssi é o arquétipo do explorador, o desbravador de territórios desconhecidos. Ele não teme o novo, ele o caça com a precisão de um mestre. Seu dia, quinta-feira, é um convite semanal para refletirmos sobre nossos próprios campos inexplorados – aquelas partes de nós que ainda são selvagens, ricas em potencial e esperando para serem descobertas.

Ao invocar Oxóssi, chamamos também a força e a proteção ambiental, um lembrete de que a fome de conhecimento deve caminhar lado a lado com a preservação da natureza, nossa fonte eterna de sabedoria e renovação. Seu vínculo com São Sebastião nos fala sobre fé e resiliência, sobre a coragem de defender nossas crenças e a importância de nutrir o espírito dos que nos cercam.

Em meu trabalho como terapeuta holístico, vejo a influência de Oxóssi naqueles que buscam a cura, a clareza e a prosperidade. Algumas de suas ervas – Alecrim, Hortelã, Louro, Manjericão e Samambaia – são mais do que simples plantas; são instrumentos de alinhamento vibracional, cada uma carregando uma centelha da energia regenerativa do Orixá.

Quando falamos dos guias relacionados a essa energia falamos dos nossos queridos Caboclos, os mensageiros de Oxóssi, espíritos de luz que nos ensinam a viver em harmonia com o todo. As linhas de Caboclos que conhecemos dos terreiros estão diretamente relacionadas a Oxóssi. A palavra Caboclo, que vem do tupi kareuóka, significa “cor de cobre”. Em sua maioria, os caboclos são espíritos de antigos índios sul-americanos que têm como missão nos ensinar a respeitar a natureza e amar o próximo por meio da caridade. São eles que nos encorajam a permanecer no caminho da luz, da fé e da paz. Eles são enviados ao nosso plano físico para nos ensinar a doutrina da Umbanda e nos trazer o conhecimento e o respeito pela natureza. São grandes conhecedores de ervas, cristais, rituais de banhos, defumações e bate folhas que nos ajudam a transmutar energias prejudiciais e nos mantermos em um padrão energético elevado.

Seguindo os passos de Oxóssi e dos Caboclos, aprendemos a prosperar. Não apenas em bens, mas em sabedoria, amor e conexão com tudo o que é vivo.

Na próxima vez que se encontrar em uma mata ou diante de uma escolha importante, invoque Oxóssi. Peça a ele que afie sua intuição e ilumine seu caminho com a luz de sua sabedoria. E sempre que pisar em solo sagrado, lembre-se de agradecer, pois cada passo é um aprendizado e cada aprendizado, um tesouro a ser guardado no coração.

Esteja pronto para a caça – a caça ao conhecimento, à verdade e à essência do que realmente importa. Com Oxóssi como seu guia, o caminho da floresta se torna uma aventura sagrada, uma jornada de retorno às suas raízes e um despertar para o infinito potencial que reside dentro de você.

Em minha prática, eu integro o poder das sete trilhas de cura – Magia, Umbanda, Angeologia, Reiki, Cristais, Numerologia e Ervas – para ajudar a guiar cada pessoa pelo seu próprio caminho na floresta interior, onde mora a verdadeira prosperidade.

Se quiser saber mais como funciona marque uma consulta para desbravar a trilha que vai te levar ao encontro da sua ancestralidade e dos Deuses que habitam dentro de você.

Namastê Axé!

Compartilhe

Picture of Rodrigo Volponi

Rodrigo Volponi

Terapeuta da Alma: Benzedor, Mago Iniciado, Médium de Incorporação, Professor de Yoga e Reikiano Nível 3
Picture of Rodrigo Volponi

Rodrigo Volponi

Terapeuta da Alma: Benzedor, Mago Iniciado, Médium de Incorporação, Professor de Yoga e Reikiano Nível 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *